A Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa assinaram hoje um protocolo de colaboração para a instalação de gabinete de podologia no concelho, nomeadamente para a prevenção e tratamento das lesões do pé diabético.
A assinatura do protocolo decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença da presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, do presidente do Conselho de administração da ULS do Tâmega do Sousa, Henrique Capelas, e de membros da autarquia e da unidade de saúde.
Aos jornalistas, Cristina Vieira falou de um dia “bom para o concelho, mas sobretudo para os utentes que têm patologias do pé diabético”.
“Esta parceria com a ULS tem sido uma parceria muito positiva, não é só na questão do gabinete de podologia, mas também na criação de um Centro de Diagnóstico Pulmonar (CDP), dois consultórios de dentista, consulta descentralizada para pessoas com comportamentos aditivos, bem como, este pedido feito hoje para a realização de obras para a colocação de um raio-x no CDP”, vincou a autarca.
Para a criação do novo serviço, que vai funcionar na Unidade de Saúde Familiar do Marco, a autarquia realizou as obras necessárias, competindo à ULS a colocação dos profissionais de saúde.
Henrique Capelas exaltou a colaboração com o Município do Marco de Canaveses, “que tem permitido trabalhar mais na prevenção e retirar serviços do hospital, trazendo-os para junto das pessoas”.
“A questão da consulta do pé diabético, do Centro de Diagnóstico Pulmonar, que vai ser ampliado, entre outros, só é possível porque a autarquia apoia e, por isso, agradecer esta colaboração, pois só assim em conjunto podemos prestar melhores serviços à população”, salientou.



