A Câmara Municipal de Baião vai construir um novo ponto de água para apoio a meio aéreos e terrestes no combate a incêndios rurais, na freguesia do Gove, tendo adquirido um terreno de cerca de 24 mil metros quadrados, informou a autarquia.
O terreno fica localizado no Monte de Tuaraz e em colmatar uma necessidade identificada no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2021-2030 e no Plano Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa, este último atualmente em fase de aprovação.
A infraestrutura será edificada de acordo com as especificações técnicas definidas no Despacho n.º 5711/2014, de 30 de abril, apresentando uma dimensão de oito metros de comprimento por oito metros de largura e uma profundidade de 3 metros, resultando numa capacidade total de armazenamento de 192 metros cúbicos de água.
O concelho de Baião dispõe atualmente de oito pontos de água instalados em locais estratégicos, inscritos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, permitindo o abastecimento de meios aéreos de asa rotativa (helicópteros). Estas infraestruturas florestais desempenham um papel crucial na resposta ao combate a incêndios rurais, garantindo maior rapidez na ação dos meios aéreos e contribuindo para a contenção eficaz das chamas.
Além da construção do ponto de água, o terreno adquirido será também alvo de dois projetos-piloto. Um deles para a introdução da Giesta-piorneira (Genista florida L.), espécie tradicionalmente utilizada na cestaria artesanal de Frende. Devido à escassez deste material vegetal na região de Baião, os artesãos locais têm sido forçados a recolhê-lo na Serra do Montemuro (Resende, Cinfães e Castro Daire). A criação de um talhão experimental permitirá avaliar a viabilidade da produção local desta espécie, contribuindo para a valorização das tradições e do património cultural baionense. O outro, no domínio da silvopastorícia, permitirá integrar, de forma experimental, uma abordagem alternativa, no que concerne à gestão da vegetação, numa lógica de mosaico de parcelas de gestão de combustíveis em locais estratégicos.



