Ligação de Baião à Ponte da Ermida (1.ª fase): Paulo Pereira fala em obra “importante” para o território

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O presidente da Câmara Municipal de Baião disse estar “muito satisfeito” com o avanço da primeira fase da ligação de Baião à Ponte da Ermida, mas “reitera que a parte mais importante, de maior dimensão, será a fase seguinte: a construção de raiz da ligação entre Ingilde e Lodão”.

“Trata-se de uma das obras estruturantes mais importantes para Baião. Mais uma daquelas obras ditas ‘impossíveis’. Uma luta de muitos anos, décadas. Temos vindo a batalhar para que se concretize, pelo que representa para o nosso território e para a população que servimos. Estou muito satisfeito pelo avanço, embora reitere que a parte mais importante, de maior dimensão, será a fase seguinte: a construção de raiz da ligação entre Ingilde e Lodão. Uma só fará sentido com a outra. Por isso, espero para breve o avanço também da segunda fase, em que temos o compromisso do Governo”, afirmou Paulo Pereira, citado num comunicado.

A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio vencedor do concurso realizaram, no dia 27 de janeiro, o ato de consignação das obras da primeira fase da ligação de Baião à Ponte da Ermida, que assinala o arranque da obra. Esta etapa corresponde à requalificação da EN 108, no troço entre Lodão e a Ponte da Ermida, representando um investimento de 2,6 milhões de euros.

Paulo Pereira sublinhou que esta primeira fase, inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um prazo de execução de 300 dias e integra-se num quadro mais amplo de investimentos decisivos para o futuro de Baião e dos seus habitantes.

A primeira fase da intervenção rodoviária global contempla a reabilitação do troço da EN 108, entre o quilómetro 83,160 e o quilómetro 88,770 inclui, entre outros trabalhos,  a repavimentação integral do lanço da EN 108, pavimentação de acessos locais, reforçando a segurança rodoviária, substituição de sinalização vertical de código e orientação, melhoria ou substituição de guardas de segurança, incluindo dispositivos de proteção para motociclistas, instalação de guarda-corpos para proteção de peões e criação de pequenos parques de estacionamento em áreas adjacentes à via.

Durante o período de execução da empreitada, será necessário proceder à redução da faixa de rodagem, pelo que a circulação será feita de forma alternada.

Entre os projetos estruturantes para Baião recentemente concretizados ou em curso, o autarca lembrou a inauguração da qualificação da EN 304-3, o arranque iminente da obra de ligação entre Quintã (Marco de Canaveses) e Mesquinhata, o avanço confirmado da eletrificação da Linha do Douro até à Régua, abrangendo cerca de 21 quilómetros no território concelhio, e a qualificação do Posto da GNR.

“Nunca desistimos”, frisou Paulo Pereira. “Não sendo da nossa competência direta, as muitas diligências e a pressão junto de governantes e entidades foram decisivas para concretizar estas obras. Houve quem não acreditasse, afirmando tratar-se de propaganda, mas nada nos demove do nosso caminho quando está em causa a qualidade de vida das nossas populações, o reforço da atratividade e o desenvolvimento económico de Baião”, garantiu.

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