Espaço do Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante do Douro e Tâmega já percorrem as freguesias de Baião (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) arrancaram hoje, na freguesia de Frende, no concelho de Baião.

O centro cívico da freguesia acolheu a carrinha, que motivou a curiosidade da população que ali acorreu e aproveitou os serviços disponíveis para resolver situações pendentes.

Presentes no arranque estiveram o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o vice-presidente Filipe Fonseca, a vereadora Anabela Cardoso, o secretário-geral da AMDT, Ricardo Magalhães, e o presidente da Junta de Freguesia de Frende, Rui Monteiro.

Depois de uma visita aos serviços, Paulo Pereira destacou a importância dos serviços, em freguesias mais distantes dos centros urbanos, realçando que “é mais uma medida que sublinha um compromisso de proximidade, no sentido de trazer junto das pessoas um conjunto de serviços que evitam deslocações a outros locais”.

O autarca lembrou, por outro lado, que “a parte da autarquia está feita, mas só faz sentido se as pessoas usarem os serviços”.

Durante a manhã, a população de Frende pode visitar a carrinha, conhecer os serviços disponíveis e requisitar livros.

Rui Monteiro também falou da importância dos serviços disponibilizados, “que completam uma oferta já existente na junta de freguesia”.

“Esta carrinha tem serviços que a junta não consegue fazer e será um grande benefício para a população”, indicou.

Hoje de tarde, o Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante vai estar em Loivos do Monte. Na terça-feira, de manhã, em Loivos da Ribeira e de tarde em Tresouras. No dia 29, de manhã, estará em Teixeira e de tarde em Teixeiró. No dia 30, é a vez de Mesquinhata receber a carrinha, de manhã, e o Grilo de tarde.

A biblioteca conta com 350 livros cedidos pelas bibliotecas municipais dos concelhos que compõem a AMDT e o Espaço do Cidadão Móvel, que resulta de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco municípios, agrega mais de 35 serviços públicos, que serão levados às localidades mais afastadas dos centros urbanos e apoia as populações mais isoladas.

Os serviços vão rodando de cinco em cinco semanas pelos concelhos da Associação de Municípios do Douro e Tâmega.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template