Centenas de cantadores de janeiras, integrados em 22 grupos do concelho de Baião, cumpriram a tradição e elevaram vozes para participar no 23.º Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras, que decorreu na noite de sábado.
De instrumentos na mão e vozes afinadas, os grupos chegaram cedo ao Mosteiro de Ancede, onde os esperava o jantar, porco no espeto, regado com o vinho verde da região.
A animação começou cedo e não há idades para criar boa disposição em torno do evento, que este ano bateu recorde de participantes e de público.
A noite fria de Inverno não intimidou os espetadores e, durante cerca de quatro horas, contribuíram para o sucesso do evento.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, agradeceu a presença de todos e elogiou os vários grupos por manterem a tradição. Também Daniel Guedes, presidente da Junta de Ancede e Ribadouro, agradeceu aos grupos e ao público, prometendo o S. Domingos para o final da festa.
Depois de entregues as lembranças aos grupos presentes, deu-se início a atuação dos 22 grupos, que começou com a secção desportiva dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, seguiu-se o Conservatório de Música de Baião, os Novos Jovens de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, o grupo Três Gerações do Ingilde, os Duendes e Duendinhas da turma do 3.º B da Escola Básica de Campelo, Grupo Viver a Vida Ancede, Grupo de Seniores de Frende, Universidade Sénior de Baião, Associação Vale do Zêzere, Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, Grupo de Concertinas do Lameirão, Rancho Folclórico de Baião, Os Alegrinhos do Ingilde, Rancho Folclórico das Ceifeiras de Valadares, Associação de Danças e Cantares de Gestaçô, Rancho Folclórico as Cesteiras de Frende, Associação Gestaçô em Marcha, Associação Porto de Baião, Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, Grupo Coral de Valadares, Banda Marcial de Ancede e Grupo de Santo André de Ancede.
No final, e cumprindo a promessa, Daniel Guedes e o Grupo de Santo André de Ancede cantaram o S. Domingos, levando o público ao palco para um pezinho de dança.
E não faltaram os cantares ao desafio, que o grupo de Ancede dinamizou, chamando ao palco o presidente da câmara municipal, que cantou e rimou, assim como o vice-presidente da autarquia, Filipe Fonseca, que mostrou os dotes e desafiou o presidente da assembleia municipal, Armando Fonseca. A festa esteve animada e os cantadores do Grupo de Santo André de Ancede rimaram para chamar ao palco Ana Raquel Azevedo, presidente do PSD Baião.
A festa terminou ao som da música do grupo de Ancede, mas tendo como cantor o padre Francisco Pedrosa, que não só mostrou os seus dotes de cantor, como colocou o público todo a cantar.



