O Município de Baião atribuiu prémios de mérito e de cidadania a 14 alunos dos agrupamentos escolas do concelho, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha.
O Auditório Municipal de Baião acolheu o evento, que juntou alunos, famílias, professores, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a vereadora da Educação, Anabela Cardoso, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, o vereador e vice-presidente da autarquia Filipe Fonseca, o vereador Paulo Portela e o delegado Regional de Educação do Norte, Luís Carlos Lobo.
Pelas escolas, estiveram presentes o diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota, a diretora do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, Manuela Miranda, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz, José Matos.
Abriu a sessão a vereadora da Educação, dando os parabéns a todos e incentivando a que continuem um percurso escolar de sucesso. Seguiu-se a intervenção dos diretores das escolas, com palavras de reconhecimento, quer pra os alunos, quer para as famílias e comunidade educativa.
“Os alunos que estão aqui hoje merecem aplausos, mas toda a comunidade educativa, pais, encarregados de educação, educadores também o merecem, porque são incentivadores dos vossos filhos. Este sucesso também vos pertence”, frisou Manuela Miranda.
Também Nuno Mota felicitou os alunos, destacando que “aqueles que hoje recebem aqui o prémio representam toda uma comunidade escolar”.
José Matos exaltou o papel da escola, sublinhando que “é importante que confiem na escola”.
“Somos tão bons como as escolas da cidade. Todos os alunos que vão sendo premiados e não só, têm um percurso académico de excelência”, vincou.
Seguiu-se a intervenção do presidente da autarquia, que falou na evolução da educação no concelho e no país, salientando que “hoje em dia a educação permite a igualdade de acesso a todos, independentemente da condição financeira”.
“Depois, através dos mecanismos dados aos alunos, cada um tem de pedalar a sua bicicleta”, disse, acrescentando que “a educação dá asas, tanto para fazer o percurso em Baião, como no mundo”.
Pedro Dantas da Cunha encerrou os discursos e fê-lo contando uma história que captou a atenção dos presentes. O governante falou do Jacinto, do Jacinto aluno e do Jacinto personagem do livro A Cidade e as Serras de Eça de Queiroz.
O secretário de Estado disse, ainda, que o Governo “tem projetos para a educação, numa altura em que é tempo de fazer e não de discursos bonitos”, aludindo às melhorias na carreira dos professores, dos assistentes operacionais e assistentes técnicos das escolas.
Abrilhantaram a cerimónia um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Eiriz, ao som da concertina, e a tuna do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, TU.ES.AEVO.



