O Município de Mesão Frio é parceiro de uma escola de música, criada no concelho em outubro de 2024, que conta já com cerca meia centena de alunos e mais de uma dezena de instrumentos disponíveis para o ensino.
A Escola de Música de Mesão Frio, resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Alio Vírio, e tem como professor Diamantino Nogueira.
Violino, bandolim, cavaquinho, guitarra elétrica, guitarra acústica, baixo, piano, órgão, acordeão e bateria são alguns dos instrumentos que os alunos podem aprender a tocar.
As aulas decorrem de terça-feira a sábado num dos edifícios da antiga Residência de Estudantes.
Recentemente, a autarquia investiu aproximadamente seis mil euros em instrumentos musicais, com o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de aprenderem antes de adquirirem os seus próprios instrumentos.
O projeto tem como plano estratégico promover a formação musical de jovens e adultos, além de criar uma orquestra e grupos musicais, com foco na formação de instrumentistas.
Para Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, a parceria “é de suma importância para o funcionamento da escola de música”.
“Sempre defendi e assumi como propósito que as associações locais são e devem ser parceiros estruturantes da autarquia local. Elas desempenham um papel fundamental na preservação da identidade cultural e patrimonial do concelho. Ao promover o envolvimento da comunidade em atividades culturais, desportivas e recreativas, as associações asseguram a democratização da cultura, tornando-se pilares da participação cívica”, afirmou, relevando o papel da escola no fortalecimento da cultural local.
A Escola de Música de Mesão Frio oferece um currículo diversificado, com formação em diversas áreas da música, como a técnica instrumental, classes de conjunto e práticas de orquestra, abrangendo desde iniciantes até músicos mais experientes.
Diamantino Nogueira, professor de música refere que a recetividade da escola de música excedeu todas as expectativas.
“A adesão das pessoas está a ser muito maior do que estávamos à espera. Na altura que iniciámos achávamos que iríamos ter no máximo 20 alunos e neste momento estamos com cerca de 50 inscrições. Digamos que há uma mescla de pessoas que tem vindo a aderir. Achei curioso que houvesse a adesão de tantas pessoas adultas, empenhadas e que praticamente não faltam a uma aula. Tal como qualquer processo de ensino, este é contínuo, vai-se aprendendo e praticando”, salientou
As inscrições nunca estão encerradas e a qualquer altura do ano, todos os interessados em frequentar a escola de música podem efetuar a sua inscrição, dirigindo-se às instalações da escola de música ou contactando a Associação Alio Vírio.
FOTOS: Município de Mesão Frio



