A premiada Biblioteca Municipal António Mota é um dos equipamentos municipais que vai acolher eventos culturais e lúdicos, que fazem parte dos cerca de 100 eventos da agenda de Baião para o ano de 2025.
As atividades na biblioteca arrancam a 08 de fevereiro, com a exposição “Metamorphosis”, do artista Jorge Cruz. A mostra, que vai estar patente entre o dia 08 de fevereiro e 15 de março, convida o público a explorar um universo de fantasias e metáfora, onde a lógica e a imaginação se encontram.
Aquele espaço, que outrora foi uma escola primária, é hoje uma das maiores bibliotecas da região, que resulta de um investimento de 1,2 milhões de euros, que permitiu a sua transformação.
O projeto recebeu um reconhecimento internacional no âmbito da Archello Awards 2024 e foi um dos nomeados para o “Building of the Year 2024”, no âmbito dos prémios promovidos pelo “ArchDaily”, sítio internacional da internet dedicado à arquitetura.
Com uma área de 1.065 metros quadrados, a biblioteca de Baião desenvolve-se em três pisos, com a entrada principal pela Avenida 25 de Abril, mantendo o traçado do antigo edifício escolar.
O espaço conta com sala de formação, cafetaria, secção infantil, secção com livros para adultos, espaços de trabalho, e a área de animação para atividades diversas, que tem recebido dezenas de atividades.
É naqueles espaços que o Município de Baião tem programadas as atividades para 2025 que, depois da exposição ““Metamorphosis”, vão receber, entre 10 e 15 de fevereiro, o evento “Encontro às cegas com um livro”, uma atividade que propõe a escolha de um livro escondido num embrulho.
A 03 de março, a biblioteca celebra o Carnaval, com um atelier para maiores de seis anos. Será uma manhã criativa e cheia de alegria para os mais pequenos.
No dia 05 de abril, os mais pequenos voltam a estar em destaque, desta vez com as famílias para a atividade Atelier para bebés. Trata-se de uma atividade para bebés até aos 36 meses, que combina o teatro e momentos de interação que visam estimular o desenvolvimento emocional social e cognitivo dos mais pequenos.
Também em abril, a biblioteca municipal promove um Atelier de Páscoa, no dia 10, para crianças entre os seis e os 12 anos. Uma manhã com hora do conto e trabalhos manuais temáticos.
Durante o ano, a Biblioteca Municipal António Mota acolhe, ainda, outras atividades, relacionadas com a Semana do Desporto e Associativismo, com a Semana Social e da Igualdade, apresentação de livros e exposições diversas, não fosse aquele espaço a casa da Universidade Sénior de Baião.



