O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, disse hoje ao secretário de Estado do Ambiente, que esteve no concelho, que o município está disponível para receber uma central de biomassa para produção de energia.
Paulo Pereira indicou que a autarquia tem “um estudo de viabilidade feito, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para ter no concelho uma central de biomassa, quer para a produção de eletricidade, aquecimento ou pallets ou um mix”.
“Sensibilizei o secretário de Estado do Ambiente para a central de biomassa e ficou a abertura e o olhar para isso com carinho, havendo a possibilidade de lhe dar um fim de que se traduza, por um lado, em proteger a natureza, porque tem de ser retirado o excesso de combustível verde, e ao mesmo tempo ter a sua valorização”.
O secretário de Estado avançou aos jornalistas que o autarca lhe falou do projeto, que prevê a produção de energia através dos resíduos verdes, oriundos da limpeza da floresta.
“É um processo que também me foi apresentado e iremos ver. Temos dias formas de produção de energia a partir da biomassa ou da valorização organiza, aproveitamos do gás. Julgo que o município fez bem o seu trabalho. Agora iremos avaliar qual a melhor solução”, acrescentou.
De referir que uma central de biomassa é similar a uma central termoelétrica, onde a energia mecânica é transformada em energia elétrica. A biomassa é gerada a partir da matéria orgânica de origem animal ou vegetal, como os restos de alimentos, cascas de frutas, madeira, entre outros. No caso de Baião, seriam utilizados os resíduos verdes da limpeza das florestas.



