Uma centena de eventos e uma agenda por fechar é a proposta cultural e recreativa do Município de Baião para o ano de 2025, onde constam retomas e eventos teste para 2026.
A agenda de eventos foi apresentada no sábado, com o Auditório Municipal de Baião a registar casa cheia. Na plateia, alguns nomes já conhecidos dos baionenses, como o comediante Rui Xará, o ator Lucas Dutra e o músico e compositor Tomara.
Mas foi pelas mãos e incontornável voz de João Ricardo Pateiro, conhecido comentador de futebol, mas também um comediante de excelência, que a agenda de eventos foi apresentada ao público.


Cerca de uma centena de iniciativas, que vão percorrer o concelho, em espaços emblemáticos como o Mosteiro de Ancede Centro Cultural, o próprio Auditório Municipal de Baião, as zonas ribeirinhas do concelho e igrejas classificadas, como a Igreja de Santa Marinha do Zêzere.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, referiu que os eventos de 2024 “mobilizaram mais de 26 mil participantes, sem contar nos eventos de massas e enogastronómicos”.
“Esta agenda de eventos é pensada para a população baionense, mas também pra trazer pessoas a Baião, com o objetivo de alavancar a economia do concelho”, frisou o edil baionense.


Paulo Pereira falou das nomeações para os prémios do Iberian Festival e agradeceu aos vereadores Filipe Fonseca, Anabela Cardoso, José Lima e Henrique Ribeiro “pelo trabalho desenvolvido em prol das atividades no concelho”, bem como aos funcionários da autarquia.
“Em 2025 continuaremos com esta pujança. Vão ser retomadas algumas iniciativas e haverá novidades, como um festival na Pala, puxando por uma das imagens de marca do concelho que é o rio Douro”, avançou, destacando um evento ligado ao “gaming”, “que irá ser testado em 2025 para depois arrancar em maior escala em 2026”.
“Este é um concelho de alta densidade cultural, cívica, democrática, humana e afetiva. Um concelho com qualidade de vida”, vincou o autarca.
Retomado vai ser o evento “Virar a Mesa do Avesso”, que junta à mesa a literatura, a gastronomia e os vinhos de Baião.
Do programa cultural fazem parte sessões de cinema, atividades de leitura, teatro, workshops e festivais musicais e de dança.


Durante a noite, houve momentos musicais, exibição de vídeos e a participação dos vereadores da autarquia para apresentar eventos e atividades.
João Ricardo Pateiro foi animando os presentes com histórias profissionais e pessoais, que arrancaram risadas, não fosse ele o homem das mil vozes. Desde Pinto da Costa a José Cid, o apresentador brindou o público com momentos de verdadeira animação.
Pelo palco do auditório passaram outros artistas, abrindo a porta a um ano de grandes iniciativas e atividades para todos os públicos.
A agenda de eventos de Baião pode ser consultada em https://cm-baiao.pt/agenda/


