A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa anunciou hoje que aumentou o nível de prontidão para responder ao pico de infeções respiratórias mais graves, através da abertura de uma área de contingência que poderá receber até 28 utentes e que permitirá aliviar a pressão na urgência.
A nova resposta está a funcionar no Hospital Padre Américo, em Penafiel.
De acordo com fonte hospitalar, “a admissão de doentes de maior gravidade está a pressionar fortemente os internamentos”.
O aumento do nível de prontidão do plano sazonal de inverno prevê, entre outras medidas, a abertura de novos espaços de internamento, o reforço de profissionais e meios, bem como o aumento dos internamentos noutras unidades hospitalares do setor social e privado.
A ULSTS tem implementado o projeto “Ligue antes, salve vidas”, de forma a melhorar o atendimento nos serviços de urgência. É importante que a população continue a ligar SNS 24 antes de deslocar às urgências hospitalares, de forma a assegurar a prestação de cuidados de saúde adequados a cada situação clínica.
Dados sobre as urgências de 01 a 05 de janeiro de 2025:
– Admissões na urgência geral do Hospital Padre Américo, Penafiel: 1.721 (mais 332 do que mesmo período em 2024). Destes, 343 ficaram internados (mais 127 do que mesmo período em 2024);
– Admissões na urgência geral do Hospital de São Gonçalo, Amarante: 309. Destes, 19 ficaram internados;
– Pulseiras laranjas: média de 90/dia (média de 50/dia em 2024).



