O Município de Baião aderiu a três redes que visam o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, para “melhoria constante da qualidade de vida da população e a salvaguarda do planeta”, refere o presidente da autarquia.
Paulo Pereira apresentou as propostas, que aprovadas por unanimidade em reunião de câmara, “considerando que o trabalho em articulação com entidades, organismos e parceiros, lado a lado com a ciência e a investigação, é fundamental para implementar soluções inovadoras e garantir um futuro mais sustentável”.
Baião integra, assim, a “OwnYourSECAP”, na qual, em cooperação com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC), Baião se compromete a reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa, aumentar a resiliência territorial e combater a pobreza energética.
Outra rede é a plataforma ODSlocal, na qual Baião contribui para a mobilização de municípios, agentes locais e cidadãos em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A plataforma oferece funcionalidades como, entre outras, a gestão de boas práticas, acesso a indicadores e conferências anuais.
A última rede à qual Baião aderiu é a Rede Europeia Cidades pelo Clima, comprometendo-se o município com a neutralidade climática antes de 2050, alinhando-se com os princípios do Acordo de Paris e da Agenda 2030. A rede propõe-se acelerar a transição para a neutralidade climática, reconhecendo o impacto das cidades nas emissões globais.
“Baião reafirma e reforça, deste modo, o seu compromisso com a sustentabilidade e a neutralidade climática, reconhecendo a necessidade de mudanças profundas em todos os setores da sociedade”, lê-se no comunicado da autarquia.



