Municípios do Douro e Tâmega disponibilizam Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante aos cidadãos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) arrancará, no dia 06 de janeiro, com o Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante, “um serviço único no país”, indica fonte da associação.

Trata-se de uma viatura que reúne aquelas duas valências e que irá percorrer os cinco municípios que integram AMDT (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende).

O arranque será no Município de Celorico de Basto. Na primeira semana, o percurso incluirá nove freguesias, regressando no dia 10 de fevereiro para percorrer mais nove freguesias.

O Espaço Cidadão Móvel (EC Móvel), resulta de um protocolo firmado entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco municípios, e é um ponto de atendimento itinerante que leva mais de 35 serviços públicos às localidades mais afastadas dos centros urbanos e apoia as populações mais isoladas.

O EC Móvel funciona com rotas e horários geridos mensalmente pela AMDT em coordenação com os Municípios. Os serviços não precisam de ser agendados, funcionarão sem marcação. Faz parte da rede nacional de Espaços Cidadão, balcões únicos com atendimento digital assistido, onde o cidadão pode tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais: alterar a morada do Cartão do Cidadão; ativar a Chave Móvel Digital (CMD); renovar a carta de condução; pedir o certificado do registo criminal, entre outros.

Para além do EC Móvel a viatura terá também uma Biblioteca Itinerante, com o objetivo de promover a literatura e a cultura aos cidadãos por onde passa. Conta com um acervo literário de 300 livros, disponibilizados pelos municípios. Os títulos vão sendo renovados de acordo com os pedidos dos utentes.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template