A Câmara Municipal de Baião cedeu as antigas instalações da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere à Associação Vale do Zêzere para criação da sede e de um espaço de promoção do concelho.
O protocolo de cedência foi assinado, no sábado, pelo vice-presidente e vereador com o Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, e pelo presidente da Associação Vale do Zêzere (AVZ), César Carvalho.
Na cerimónia marcaram ainda presença o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o vereador Henrique Gaspar Ribeiro e o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca.
Depois de uma visita ao espaço, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, deixou uma palavra de reconhecimento à AVZ “pelo trabalho que está a realizar”.
“Continuem com as mãos na massa e com a dinâmica que têm demonstrado até agora”, frisou o autarca, realçando o “trabalho da câmara, pelo cuidado que tem com as freguesias e com as suas associações”.
Seguiu-se a intervenção de César Carvalho que exaltou a importância de uma sede para associação “crescer e mais contribuir para o desenvolvimento da região”.
“Com a cedência deste edifício como sede da AVZ é um dia de compromisso. É o dia que reconhece o esforço destas pessoas que, voluntariamente, se dedicam à nossa terra, que reconhece o valor desta associação enquanto dinamizadora da nossa freguesia, do nosso concelho, mas que nos firma o compromisso de querermos fazer mais e melhor”, sublinhou.
O dirigente deixou um “agradecimento especial” aos órgãos sociais da AVZ, “que dedicam muito do seu tempo pessoal e familiar a esta associação”, destacando “o núcleo que o acompanha de perto e a equipa da direção”.
O presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, começou por dar os parabéns à Câmara de Baião “pelo bom uso que está a dar às instalações que estão a ser menos utilizadas”, exortando “a AVZ a continuar a fazer atividades com as pessoas para as pessoas”.
Finalizou os discursos o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que falou “numa associação com uma atividade pungente, que orgulha a todos”.
Sobre a cedência do espaço, o edil baionense lembrou que terá uma componente de promoção do território, “sendo uma janela aberta de promoção de Baião”.
Paulo Pereira não escondeu a satisfação pelo protocolo assinado, revelando que o município “tem cerca de 30 espaços ao serviço de associações e instituições do concelho”.
A finalizar, Paulo Pereira lançou o repto à AVZ, recordando que “o município tem muitas instalações que podem ser usadas pela associação, como o Mosteiro de Ancede ou o Auditório Municipal”.
A cerimónia terminou com o descerrar de uma placa comemorativa e um verde de honra.



