A requalificação da extensão de saúde de Santa Marinha do Zêzere, que foi hoje inaugurada, depois de um investimento de cerca de 365 mil euros, vai permitir a criação de novas valências médicas para a população.
O edifício, “inacabado há quase vinte anos”, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, vai receber a consulta descentralizada de urologia, uma novidade anunciada pelo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS), Henrique Capelas.
Paulo Pereira não escondeu a satisfação pela obra, bem como pelos próximos projetos para o concelho, nomeadamente a requalificação das extensões de saúde da Teixeira (orçada em 72 mil euros) e de Gestaçô (orçada em 76 mil euros) e a constituição da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Marinha do Zêzere.
“Esta requalificação praticamente tornou este edifício novo, aproveitando espaços que não eram usados e estavam inacabados”, disse o autarca, referindo, por outro lado, “que os edifícios só são importantes quando servem pessoas, não só os profissionais de saúde, que obviamente têm melhores condições para trabalhar, mas também as novas valências que foram aqui anunciadas”.
Na cerimónia de hoje, para além do presidente da autarquia e do presidente do Conselho de Administração da ULSTS, marcaram presença António Gandra d’Almeida, diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os vereadores da autarquia Filipe Fonseca, José Lima, Henrique Gaspar e Célia Azevedo, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, bem como profissionais de saúde do concelho.
Depois de assinados os autos de consignação das requalificações das extensões de saúde de Teixeira e de Gestaçô, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Henrique Capelas, falou numa “prenda enorme” que foi a requalificação da extensão de saúde e a constituição da USF.
“Mais importante que o edifício é conseguir juntar uma equipa e foi isso que se fez e que completa esta USF, que será uma enorme mais valia para esta região”, vincou.
Segundo o dirigente, “a nova USF irá permitir chegar mais perto das pessoas. Uma realidade que só é possível com o apoio das autarquias”.
Henrique Capelas aproveitou para agradecer ao presidente da Câmara Municipal de Baião pelo “apoio e colaboração”, anunciando a abertura da consulta de urologia.
O presidente do Conselho Administrativo da ULSTS acrescentou que “toda a população do Tâmega Sousa está coberta de médico de família”, avançando que está prevista a cobertura total com saúde oral e a abertura de 11 consultórios de pedologia”.
Seguiu-se a assinatura do protocolo de cooperação entre e Câmara Municipal de Baião e a ULSTS para a consulta de especialidade de urologia, protocolo que foi homologado pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.
António Gandra d’Almeida salientou que a requalificação da extensão de saúde de Santa Marinha do Zêzere “representa um marco significativo para os cuidados de saúde da população”.
“Trata-se de uma melhoria real da experiência dos utentes e dos profissionais que aqui trabalham diariamente”, vincou.
No final, foi descerrada uma placa comemorativa, seguindo-se uma visita pelas instalações e um verde de honra.
De referir que está em curso a requalificação da extensão de saúde de Eiriz, num investimento de 359 mil euros.



