O concelho de Celorico de Basto acolheu, no dia 02 de dezembro, mais de quatro dezenas de parceiros turísticos integrados no projeto Verde Sentido do Douro e Tâmega.
O encontro decorreu na Quinta de Santa Cristina e teve como objetivo principal a estruturação do plano de ação bienal do projeto, com foco no enoturismo para o período 2025-2026.
O evento destacou-se pela participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal e pelas sessões de trabalho colaborativo entre os parceiros do projeto Verde Sentido e os responsáveis municipais da área do turismo.
Cristina Vieira sublinhou a importância desta iniciativa, que será replicada nos restantes seis municípios que compõem o Roteiro Enogastronómico Verde Sentido, nomeadamente Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende.
“Fortalecer o enoturismo do Roteiro Verde Sentido, unindo empresários e líderes locais para discutir desafios e oportunidades do Douro e Tâmega é o objetivo destas sessões. Pretendemos promover uma troca de ideias, incentivar a inovação e aumentar a competitividade. Desta forma serão definidas as linhas orientadoras do plano de ação da Associação de Municípios do Douro e Tâmega para o biénio 2025/2026 do Verde Sentido”, explicou Cristina Vieira.
O presidente do Município de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, reforçou o compromisso local com o desenvolvimento turístico. “Celorico de Basto orgulha-se de receber este importante encontro. O turismo, em particular o Enoturismo, é uma peça fundamental na estratégia de valorização do nosso território. Este plano de ação será uma ferramenta essencial para unir esforços, melhorar a nossa oferta e atrair mais visitantes, garantindo um crescimento sustentável e integrador para todos os municípios envolvidos”, disse.
O projeto Verde Sentido pretende assim consolidar o Douro e Tâmega como destino de referência no enoturismo, promovendo o património natural, cultural e gastronómico da região.



