O Município do Marco de Canaveses anunciou hoje o arranque, durante os mês de dezembro, da construção de um edifício de habitação acessível na Quinta do Outeiro, em Rio de Galinhas, na Freguesia do Marco, com um investimento de 2 milhões e 170 mil euros.
Previsto na Estratégia Local de Habitação, este será o segundo empreendimento a avançar, para 125 novas habitações a acrescer no parque habitacional municipal.
O novo edifício, que será construído em frente ao Jardim de Infância e Escola Básica da Barroca, vai permitir a criação de 30 novos apartamentos, 24 de tipologia T2 e seis de tipologia T3, divididos por três blocos, com três pisos cada um. A empreitada tem um prazo de execução de 15 meses, após a Consignação, que decorreu esta manhã, dia 2 de dezembro, e será financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Serão igualmente construídos passeios e rampas de acesso ao edifício, zonas de estacionamento, percursos pedonais, arruamento partilhado de atravessamento e áreas verdes.
Recorde-se que a Estratégia Local de Habitação da Câmara Municipal prevê um investimento de 16 milhões de euros, que permitirá a criação de mais 125 habitações a custos controlados no Marco de Canaveses, através da conversão de antigos edifícios escolares do concelho e a construção de dois prédios de raiz.
Já foram entregues as primeiras quatro habitações, que resultaram da adaptação da Escola Básica de São Salvador, em Soalhães, e em breve serão entregues mais 13 casas, fruto da adaptação de quatro antigos edifícios escolares, nas Freguesias de Bem Viver, Penha Longa e Paços de Gaiolo, Soalhães e Várzea Aliviada Folhada.
A decorrer, desde abril, estão também as empreitadas de adaptação de duas escolas, o Jardim de Infância do Casal e o Jardim de Infância de Laurentim, na Freguesia de Sande e São Lourenço do Douro. Com um investimento de 510 mil euros, as empreitadas preveem a criação de sete habitações.
Também em obra, desde abril, está em curso a construção do Edifício de Habitação Social, na Rua Amália Rodrigues, na Freguesia do Marco. O edifício residencial será desenvolvido em cinco pisos, distribuídos por quatro blocos, com 61 habitações, 46 de tipologia T2 e 15 de tipologia T3.
Prestes a iniciar estão, ainda, a adaptação do Jardim de Infância da Légua, na Freguesia Várzea Aliviada Folhada, para três habitações, e a adaptação da Escola Básica do Outeiro, na Freguesia de Constance, para mais quatro habitações. Em fase final de projeto encontram-se ainda a adaptação da Escola Básica de Travassos, na Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, para duas habitações, e antiga Sede da Junta de Freguesia do Torrão, para uma habitação.



