O antigo ministro e presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, esteve presente nas comemorações do aniversário do Doutor Orlando de Carvalho, que decorreram no domingo, em Santa Marinha do Zêzere.
A celebração iniciou-se com uma visita à Sala de Estudos que tem o nome do académico zezerense e onde foi homenageada, a sua sobrinha Helena de Carvalho, falecida em 2023.
Com intervenções a cargo do presidente da junta de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, do coordenador da Sala de Estudos Orlando de Carvalho, Teixeira de Sousa, de Ana Marta Silva, em representação da Assembleia Municipal de Baião, e do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, os discursos versaram sobre as temáticas dos Direitos Humanos e da Igualdade.
A cerimónia prosseguiu com uma conferência sobre o tema: “É preciso repensar os Direitos Humanos?”, com apresentação a cargo de Augusto Santos Silva.
Estre outras individualidades presentes na cerimónia, destaque para o antigo ministro e presidente da Câmara Municipal de Baião entre 2005 e 2015, José Luís Carneiro.
Orlando de Carvalho foi um lutador pela liberdade e um homem de causas. Nasceu em 1926, em Santa Marinha do Zêzere, e viria a falecer naquela freguesia baionense em 2000.
Reconhecido com o grau de grã-cruz da Ordem da Liberdade, em 1997, foi homenageado na Assembleia da República, pouco dias depois da sua morte, através de um voto de pesar, que destacou a sua carreira como professor na Universidade de Coimbra, onde “deixou a marca da sua forte personalidade, do seu profundo saber, da sua exigência e do seu rigor em sucessivas gerações de estudantes” e «viveu para a investigação e a docência do direito comercial e civil, ciência em que atingiu o mais alto nível nacional e internacional» tendo-se acrescentado que “desde os seus tempos de estudante, um homem de ideias, convicções e causas, a que emprestou a fogosidade da sua oratória e o dinamismo do seu empenhamento cívico e político.”



