A Associação Desportiva de Ancede inaugurou hoje o relvado sintético, um anseio antigo da coletividade e que vem dignificar a atividade desportiva do clube.
O novo relvado representou um investimento de 278 mil euros e irá incrementar a prática desportiva em Ancede, que até agora jogava em campo pelado.
Perante dezenas de pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o presidente da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), José Neves, o presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, e o presidente da Associação Desportiva de Ancede, Augusto Carlos, cortam a fita de acesso ao relvado e, com guarda de honra das camadas jovens do clube e da Associação Desportiva de Baião, pisaram o relvado.
O novo relvado recebeu a bênção do padre Francisco Pedrosa, seguindo-se as intervenções.
Augusto Carlos falou do sonho e não escondeu o agradecimento à câmara municipal, pelo “apoio e por nunca ter desistido da associação, dizendo sempre que a haver novos relvados sintéticos para o concelho, seriam para a AD Ancede e para a AD Baião”.
O dirigente agradeceu, ainda, aos adeptos e aos colaboradores da associação, exaltando a forma como foram recebidos nas instalações desportivas da Associação Desportiva de Baião durante as obras.
A finalizar, o dirigente pediu que “se tornem os recursos aplicados nas instalações num investimento”.
Seguiu-se a intervenção do presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, que falou na “obra emblemática para a associação, para a freguesia e para o concelho”. “Foi preponderante o emprenho e o estar na linha da frente do executivo da Câmara de Baião”, reforçou.
Por sua vez, o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, salientou que “estes investimentos públicos significam que têm de ser utilizados e potenciados”, exaltando o papel das autarquias na dinamização dos clubes de cada concelho.
“Sem os municípios não seria possível a dinâmica desportiva dos clubes. Os municípios são essenciais para que os clubes tenham as condições ideais para a prática desportiva”, garantiu.
Durante a cerimónia, a AF Porto ofereceu ao Município de Baião e à Associação Desportiva de Baião umas lembranças, como forma de agradecer o empenho para criar as melhores condições para a prática do futebol.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, disse ser “a pessoa mais feliz que aqui está”.
“Este relvado vai criar melhores condições para os atletas”, vincou, agradecendo “pela paciência, pela perseverança, pela compreensão e pela confiança das famílias, das instituições e da associação”.
“Um bem-haja a todos aqueles que de forma leal e genuína lutaram pelo relvado e fizeram alguma coisa para ter este espaço”, concluiu.
Seguiu-se o cantar do hino da Associação Desportiva de Ancede e o descerrar da placa inaugurativa do novo relvado. O pontapé de saída foi dado pelos presidentes da Câmara Municipal de Baião, da Associação de Futebol do Porto e da Associação Desportiva de Ancede.
Marcaram, ainda, presença na inauguração dezenas de pessoas, entre as quais, o presidente do Conselho de Arbitragem da AF Porto, Carlos Carvalho, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, o vereador José Lima, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, presidente da Associação Desportiva de Baião, Tiago Freitas, bem como outras entidades.
No final, houve jogo das equipas jovens da Associação Desportiva de Ancede e da Associação Desportiva de Baião e um lanche convívio.



