A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Baião está a promover as Jornadas da Convenção dos Direitos da Criança – 2024, no âmbito do 35º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, com atividades que arrancaram na segunda-feira e se prolongam até ao dia 29 de novembro.
As jornadas contam com o apoio da Câmara Municipal de Baião e a parceria dos agrupamentos escolares do concelho e das IPSS´s com respostas socioeducativas para a infância e para os seniores.
Procurando aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança e a consciência das próprias crianças sobre os seus direitos, as Jornadas da Convenção dos Direitos da Criança-2024 integram um conjunto de iniciativas diversificadas e destinadas às parcerias locais e aos seus públicos-alvo.
O Auditório Municipal de Baião acolhe a exposição “Memórias…”, que consiste na exposição de trabalhos realizados aos longo dos últimos anos pelos utentes da comunidade institucional local, pública e solidária, acerca da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e da Promoção dos Direitos da Criança.
Do programa consta a ação “Balões com Direitos”, uma ação pedagógica Intergeracional, que coloca os seniores dos Centros de Relação Comunitários de Viariz, de Tresouras, da Teixeira de Gestaçô vão aos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião para uma ação Intergeracional sobre os Direitos da Criança.
“Let’s Talk About ….a Parentalidade e os Direitos das Crianças”, com gente graúda é outra das atividades, na qual a CPCJ vai conversar e refletir sobre o tema com os utentes mais sábios das instituições locais, bem como “Let’s Talk About …. a Convenção dos Direitos das Crianças”, com gente miúda, na qual a CPCJ vai conversar e refletir sobre o tema com os mais petizes dos Jardins de Infância, da rede pública e solidária do concelho.
“Respostas de Apoio Psicológico e Psicoterapêutico para Crianças Vítimas de Violência Doméstica” é uma sessão de esclarecimento e reflexão sobre impacto da Violência Doméstica nas Crianças e “Só há Plano A – Anti violência” (Livro Pedagógico de Nuno Ribeiro), ação que decorre nas Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal António Mota.



