O Município do Marco de Canaveses está a investir mais de 7,4 milhões de euros, no corrente ano, para levar água pública a mais 440 habitações e saneamento a 280 de sete freguesias do concelho, informou a autarquia.
Em curso estão várias empreitadas e arrancarão, na terça-feira, as obras de alargamento da rede de abastecimento de água pública e de saneamento, em mais sete ruas de quatro freguesias. A empreitada, que se insere no Plano de Investimentos do Ciclo da Água para 2024, é referente à “Execução de Infraestruturas nas Freguesias de Alpendorada, Várzea e Torrão, Marco, Soalhães e Tabuado”.
Esta empreitada, que vai permitir que nas quatro freguesias mais 36 habitações se possam ligar às redes de abastecimento de água pública e mais 14 à rede de saneamento, representa um investimento de mais de 271 mil euros e tem um prazo de execução de 270 dias.
Os trabalhos de execução das redes públicas vão iniciar-se na Rua Joaquim Pereira Soares, na Freguesia do Marco. Terminados estes trabalhos seguem-se a Rua das Tapadas e o Caminho da Granja de Matos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão. Incluídas nesta empreitada estão ainda a Rua da Mouta, na freguesia de Soalhães, a Rua de Camões, a Rua dos Pucarinhos e a Rua da Panchorra, na freguesia de Tabuado.
A autarquia recorda, ainda, que nas freguesias de Avessadas e Rosém e do Marco está a decorrer, desde fevereiro de 2024, a empreitada de “Redes Públicas de Abastecimento de Água e Saneamento”. Os trabalhos, cujo investimento representa 2 milhões e 117 mil euros, e o prazo de execução é de 18 meses, abrangem a construção de mais de seis quilómetros de rede de distribuição de água e de quase nove quilómetros de extensão da rede de saneamento.
Estas infraestruturas irão ter suporte na futura Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Avessadas e Rosém, no valor de 1 milhão e 900 mil euros, cuja construção iniciou nos primeiros dias deste mês de novembro.



