Cerca de sessenta pessoas, oriundas de vários locais da região, participaram, no sábado, num workshop de cavaquinho português, ministrado por Daniel Pereira Cristo e com a participação do músico e compositor Júlio Pereira.
A Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, foi o palco do evento, numa tarde animada e com muitos cavaquinhos a mostrarem o que valem.
Daniel Pereira Cristo explicou aos presentes algumas técnicas do cavaquinho, nomeadamente as melhores cordas e a melhor forma de tocar para conseguirem o som mais afinado.
De cavaquinho na mão, desde os mais novos aos mais velhos, a cordas foram vibrando, tornando a tarde na biblioteca tudo menos silenciosa.
No final do workshop, Daniel Pereira Cristo desafiou os presentes a tocar com ele e, juntamente com Júlio Pereira, tocaram uma chula, uma das músicas tradicionais do concelho de Baião.
A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Baião e do grupa baionense Andarilhos, prosseguiu depois com um petisco e vinho verde, servidos no bar da biblioteca.
Alheira, bôla, salpicão e os famosos peixinhos da horta acompanharam o verde de Baião e abriram o apetite para a apresentação do mais recente livro de Júlio Pereira, “Rasgar”.
Anabela Cardoso, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Baião, deu as boas vindas a todos os participantes do evento, deixando nas mãos do escritor baionense António Mota a apresentação do livro.
No final da tarde, já com a noite a cair, decorreu um concerto de Daniel Pereira Cristo, Júlio Pereira e com a colaboração de Renaldo Marques, encerrando o evento.



