As Juventudes Socialistas de Baião e do Marco de Canaveses colocaram hoje, no Auditório Municipal de Baião, José Luís Carneiro, João Paulo Catarino e Bruno Monteiro a falar da defesa da floresta.
Na sessão, que contou com os presidentes das câmaras de Baião e do Marco de Canaveses, Paulo Pereira e Cristina Vieira, respetivamente, foram trocadas ideias e experiências sobre os incêndios, quer na prevenção, quer no combate.
Luís Pereira e Bruna Queirós, presidentes da JS de Baião e da JS do Marco, foram lançando os temas de discussão, abrindo o debate final.
José Luís Carneiro, ex-ministro da Administração Interna, falou do trabalho desenvolvido pelo anterior Governo no que diz respeitos à proteção civil, abordando a importância da prevenção, no caso dos incêndios, e na intervenção dos bombeiros voluntários nos incêndios e socorro.
João Paulo Catarino abordou as florestas, os tipos de florestas e as ações para minimizar o risco de incêndios florestais.
Bruno Monteiro, coordenado da Proteção Civil do Marco de Canaveses, faloum sobretudo, do caso do Marco, exaltando o trabalho dos bombeiros voluntários, bem como das unidades locais de proteção civil existentes no concelho e financiadas pela autarquia.
Na plateia estiveram, também, o vice-presidente da câmara de Baião, Filipe Fonseca, o vereador José Lima, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS Baião, Armando Pinho, vários autarcas de freguesia do concelho do Marco de Canaveses e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião.
No final, foram colocadas várias questões, numa partilha de ideias e sugestões, sobretudo na defesa da floresta, tendo em conta os grandes incêndios de setembro que assolaram os concelhos de Baião e Marco de Canaveses.



