Premiado programa de prevenção da violência em contexto escolar desenvolvido por três enfermeiras da UCC de Baião

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Um programa desenvolvido por Sónia Brás Ferreira, Ana Paula Castro e Anabela Vieira Queirós, enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Baião, venceu o primeiro prémio no “II Encontro de Saúde Escolar – One Health e Escolas Promotoras de Saúde”, que decorreu em Matosinhos.

Foi através de uma comunicação oral intitulada “Programa MARTE – Projeto de intervenção comunitária no âmbito da prevenção da violência em contexto escolar”, que o prémio foi atribuído, deixando as promotoras “orgulhosas e com vontade de ver replicado o programa, depois de alguns ajustes”, adiantou ao nossoterritório.pt Sónia Brás Ferreira.

O programa MARTE (Motivar para a Aproximação, Resiliência, Tolerância e Empatia) visa a intervenção comunitária no âmbito da prevenção da violência em contexto escolar e esteve ativo nos agrupamentos de escolas de Vale de Ovil e do Sudeste de Baião no ano letivo 2023/2024.

De acordo com Sónia Brás Ferreira, o programa surgiu por uma “necessidade de abordar comportamentos violentos no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e através da identificação de vários casos através de uma equipa da agora Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa ao Centro de Saúde de Baião”.

“Começamos a pensar numa intervenção que pudesse capacitar a comunidade escolar para a solução dos problemas sem violência e para minimizar o bullying”, contou com nossoterritório.pt a enfermeira.

A intervenção da equipa de Baião fez-se desde o jardim de infância, através da identificação das emoções, até ao secundário, tendo maior incidência do segundo ciclo, com os quintos e sextos anos.

Durante o ano letivo, as três enfermeiras, em contexto de sala de aula, realizaram jogos interativos e debates de ideias.

“As atividades foram mais direcionadas para os alunos do segundo ciclo, quer de Vale de Ovil, quer do Sudeste, com foca na ação da testemunha de violência e na vítima”, explicou Sónia Brás Ferreira.

No Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil a intervenção do grupo incidiu em todos os níveis de ensino, abordando as emoções, o bullying e o ciberbullying, bem como a prevenção da violência no namoro, uma ação que contou com o apoio da GNR de Amarante.

Os resultados “foram muito positivos”, adiantou Sónia Brás Ferreira, avançando que, “no final do ano, houve uma diminuição de 41,19% das vítimas de violência e bullying”.

“Foi um sucesso, temos de celebrar estes resultados e queremos manter o programa e alargar ao Agrupamento de Escolas de Eiriz”, disse a enfermeira.

Sónia Brás Ferreira não escondeu a satisfação do prémio, avançando que “foi proposto para dar a conhecer o que se faz em Baião”.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template