Medidas de apoio à população migrante, emigrantes e ex-emigrantes do Marco têm chegado a milhares de pessoas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

As medidas da Câmara Municipal do Marco de Canaveses de apoio à população migrante, emigrantes e ex-emigrantes do concelho têm apoiado milhares de pessoas, através de dois gabinetes dinamizados pela autarquia.

Mais de três centenas de migrantes foram atendidos no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Marco de Canaveses, que funciona desde 2022 e tem funções de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes.

Em 2024 foram mais de uma centena de pessoas que recorrer àquele serviço, oriundas de países como Angola, Brasil, Suíça, Paquistão, Países Baixos, Colômbia, Espanha, Inglaterra, Polónia, Cabo Verde, Alemanha, Venezuela, Argentina, Itália, Lituânia, Estados Unidos da América, Roménia e Senegal.

Para prestar apoio aos emigrantes e ex-emigrantes marcuenses, o município dispões de um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), que presta todo tipo de apoio nos requerimentos de pensões de velhice, invalidez, sobrevivência, prestações de acidentes de trabalho, prestações de Abono de Família e desemprego, apoio fiscal e informações associadas ao Programa Regressar.

Desde 2018, o GAE já fez quase três mil atendimentos e alcançou um retorno económico de mais de 570 mil euros para os emigrantes marcuenses.

Os dados foram apresentados na quinta-feira, durante uma conferência sobre “Cidadania Inclusiva”, que decorreu na Sala Multiusos do Espaço MarcoInvest.

A iniciativa, que pretendeu assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, recebeu vários profissionais e especialistas ligados ao acolhimento e integração de migrantes, para debater a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template