Baião acolhe pela terceira vez o Congresso Português de Psicodrama que junta dezenas de especialistas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Município de Baião recebe, pela terceira vez, o Congresso Português de Psicodrama, que está a decorrer até domingo no concelho e que vai dedicar três dias a conferências, apresentações de livros e conversas.

A abertura do XVI congresso decorreu no Douro Palace Hotel Resort & Spa, em Santa Cruz Douro, onde vão ser realizadas as atividades dos dois primeiros dias.

Especialistas da área vão poder partilhar experiências e trocar ideias sobre o tema “Liberdade Criação e Encontro”, no ano em que se comemora os 50 anos da revolução do 25 de Abril.

Na sessão de abertura, José Manuel Teixeira de Sousa, presidente da Comissão Organizadora do XVI Congresso Português de Psicodrama, falou num congresso “diferente e que esgotou as inscrições”.

“Este congresso ficará na memória das pessoas”, referiu.

Perante dezenas de especialistas, José Luís Mesquita, presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, sublinhou a “adesão dos sócios, o que reflete que a sociedade continua dinâmica”.

“Esta é a terceira edição do congresso em Baião, a primeira foi em 2010, com o tema A Cidade e as Serras, a segunda em 2016, com o tema Tão longe e tão perto e agora a terceira, este ano com coorganização da Câmara Municipal de Baião, a quem muito agradecemos”, salientou.

Por sua vez, Paulo Pereira, autarca de Baião, falou do tema do congresso, exaltando duas datas importantes para o país e para o concelho, nomeadamente os 50 anos do 25 de Abril e os 19 anos do dia 09 de outubro de 2005, quando a lista do Partido Socialista venceu a Câmara Municipal de Baião.

“Recordo a tarja colocada, no dia 09 de outubro de 2005, no monumento na Avenida 25 de Abril, que continha a palavra liberdade. Nesse dia, pessoas que integraram uma equipa liderada pelo dr. Teixeira de Sousa, aqui presente, ganharam a Câmara de Baião”, disse.

Depois da abertura, seguiu-se uma mesa redonda, com a participação de José Manuel Teixeira de Sousa, psiquiatra e psicodramatista, como moderador, e os convidados Eduardo Souto Moura, arquiteto, Fernando Alves, jornalista, Gabriela Moita, psicóloga clínica e psicodramatista, e Fernando Rato, psicólogo e psicodramatista.

Entre hoje a domingo, são várias as iniciativas que marcam o congresso, com destaque para a apresentação do livro José Teixeira de Sousa 40 anos – O Psicodrama Como Forma de Vida, que decorre no sábado, às 16:15, no Douro Palace Hotel & Spa, e para a conferência Liberdade Criação e Encontro, agendada para domingo, às 11:00, no Auditório Municipal de Baião, com a presença de Pilar Del Rio, jornalista, escritora e presidente da Fundação José Saramago.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template