A Câmara Municipal de Baião vai doar dois motociclos aos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere para fazer face a necessidades diversas nas suas áreas de intervenção.
A decisão vem na sequência de uma ideia apresentada por um grupo de jovens baionenses, que considera que tipo de veículo permitirá uma maior versatilidade e rapidez na resposta dos bombeiros nas várias ocorrências para que são solicitados.
O projeto dos jovens foi candidatado ao Orçamento Participativo Jovem 2024, mas a sua materialização não se enquadrava em plenitude com o respetivo regulamento.
Apesar disso, o executivo municipal considerou ser “uma boa ideia” e decidiu dar-lhe seguimento através de outra rubrica orçamental.
“A entrega deste equipamento permitirá, ainda, a materialização de um protocolo que tem vindo a ser gizado ao longo do último ano no âmbito da criação de novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), já acordadas entre a autarquia e as corporações de bombeiros e que aguardam, apenas, a luz verde por parte do Governo. Este protocolo traduzir-se-á numa melhoria de algumas respostas que são prestadas pelas corporações de bombeiros à nossa população”, indica fonte da autarquia.
O vice-presidente Filipe Fonseca, responsável pelos pelouros da Juventude e da Proteção Civil, entende que esta solução “é muito interessante, uma vez que é a concretização de um projeto desenvolvido e de uma vontade expressa por um grupo de jovens, que permitirá que as corporações de bombeiros fiquem melhor apetrechadas para as respostas aos cuidados e serviços à comunidade”.
Estas respostas já têm vindo a ser asseguradas pelas duas corporações, fruto do acordo verbal existente entre o executivo municipal e as direções de ambas as corporações e que será formalizado através de protocolo aquando da entrega dos veículos.
A autarquia recorda que, atualmente, está já a assegurar metade dos custos respeitantes aos vencimentos de cinco colaboradores que integrarão as próximas Equipas de Intervenção Permanente a criar nos respetivos corpos de bombeiros.



