Manuel Capela, um jovem agricultor do concelho de Baião que perdeu toda a exploração agrícola nos incêndios de setembro, lançou um apelo para reerguer o projeto.
O jovem de 34 anos, que tinha a exploração em Santa Cruz do Douro, indica que “o estado vai apoiar os agricultores que tiveram prejuízos superiores a 50.000 euros em 50%, ou seja, pela metade”.
Manuel Capela teve prejuízos superiores a 90 mil euros, valores que ainda está a pagar à banca. Com a medida do Governo, o que jovem irá receber “não chega para reerguer a exploração e a banca não lhe permite contrair um novo crédito”.
“Desta forma, e com o apoio dos amigos, e de quem se queira associar a esta causa, peço ajuda para me levantar, e para reerguer um projeto em modo de produção biológico, com preocupações ambientais, que antes dos incêndios tinha 400 pés de mirtilo, 960 pés de citrinos, uma estufa de 500 metros quadrados de morangos (400 morangueiros), 1000 metros quadrados de estufa de hortícolas, 70 oliveiras e toda a tubagem de rega associada”.
Manuel Capela pede “toda a ajuda possível”, como “mão de obra para ajudar no campo, plantas caso alguém tenha e não faça falta, se alguém tiver tubo de rega que não esteja a usar, tela para os mirtilos, qualquer ajuda é bem-vinda”.
“Eu fiquei sem forças ao ver todo o investimento de uma vida a arder de um momento para outro, mas com as armas que me possam dar encontrarei as forças para voltar a trabalhar a terra e a produzir novamente”, acrescentou.
Manuel criou uma conta na plataforma GoFundMe, e disponibiliza o IBAN caso para quem quiser ajudar.
“Logo nos primeiros dias chegaram umas oliveiras de um viveirista que se prontificou a oferecer, estou grato a este (que irei publicitar) e a todos os que possam ajudar, partilharei aqui todos aqueles que me ajudarem, a não ser que prefiram ficar no anonimato”, referiu.
Os apoios podem ser efetuados para https://gofund.me/ec372c60 – GoFundMe ou através do IBAN PT50 0045 1350 4031 9934 2808 9



