O Emergente Centro Cultural do Marco de Canaveses acolhe, até ao dia 12 de novembro, a exposição de fotografia ‘Também acontece aqui’, da autoria do fotógrafo Hugo Pinheiro, que retrata diferentes contextos nos quais pode acontecer o Tráfico de Seres Humanos.
A exposição, de acesso gratuito, tem como objetivo assinalar o Dia Municipal da Igualdade, que se celebra a 24 de outubro, e é promovida pela Saúde em Português, através do Município do Marco de Canaveses.
Sinopse:
‘Também acontece aqui’ é uma exposição de fotografia da autoria de Hugo Pinheiro, criada no âmbito do projeto ‘Mercadoria Humana 4 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos’, que a Saúde em Português promoveu entre 2019 e 2022.
Hugo Pinheiro procura chamar à atenção que este crime acontece bem mais perto do que aquilo que imaginamos e alertar para alguns dos contextos em que ocorre.
O distanciamento e alheamento do crime de tráfico de seres humanos, contribui para que este se alimente e permaneça, aproveitando-se principalmente de quem está em situação de maior vulnerabilidade.
Trazer para a visibilidade algo que está invisível, permite sensibilizar e aumentar a consciencialização, da comunidade, para o crime de Tráfico de Seres Humanos, de forma a que esta assuma um papel ativo na denúncia de presumíveis situações.
Constituída por sete painéis fotográficos, o autor procura aproximar esta realidade de todos os que visitam esta exposição, levando a entrar nestes contextos onde este tipo de crime pode acontecer.
O Tráfico de Seres Humanos ‘Também acontece aqui’, na exploração laboral na agricultura, na construção civil, no futebol e na pastorícia, na exploração sexual, na mendicidade forçada e na servidão doméstica. São estes os cenários retratados nesta exposição.



