A chuva intensa e o vento forte, associados à tempestade Kirk, já provocaram mais de 30 ocorrências no concelho do Marco de Canaveses, que tem várias escolas encerradas devido a queda de árvores e outras por precaução, informou a autarquia.
Num comunicado, a Câmara do Marco de Canaveses indica que foram suspensas, por precaução, as aulas na EB1 Marco, EB1 e JI Searinha, JI Quinta do Casal, EB1 e JI Barroca e EB1 e JI Freita, devido à existência de árvores de grande porte nas imediações dos edifícios.
Na EB1 e JI do Cabo (Maureles), a queda de uma árvore obrigou mesmo ao corte da estrada de acesso às escolas. Contudo, as atividades letivas serão retomadas nestes equipamentos da parte da tarde.
A autarquia adianta que houve quedas de árvores em praticamente todas as freguesias, falhas de fornecimento de energia e/ou telecomunicações em ruas de Vila Boa do Bispo, Marco, Vila Boa de Quires e Maureles, Constance e Sande e São Lourenço do Douro (já reportadas à e-redes e operadoras), e ainda situações pontuais de pequenas inundações devido à acumulação de detritos.
“Apesar destas ocorrências, não se registam até ao momento situações de maior gravidade ou prejuízos avultados”, salientou, acrescentando:
“As autoridades estão a atuar de forma rápida e eficaz para mitigar os efeitos das intempéries. No terreno estão mais de 50 elementos do Serviço Municipal e as Unidades Locais de Proteção Civil do Marco, Penha Longa e Paços de Gaiolo e Soalhães, Sapadores Florestais e Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, em articulação com as juntas de freguesia, a responder às diversas solicitações e a garantir a segurança da população. Estão também equipas de funcionários da Câmara Municipal a apoiar os operacionais da Proteção Civil”.
A câmara municipal pede à população que mantenha a máxima precaução, especialmente ao circular nas estradas, que se encontram com obstáculos e detritos no pavimento, aumentando o risco de acidentes. A permanência junto de espaços arborizados também deve ser evitada.



