Fundação Eça de Queiroz anuncia abertura de candidaturas à terceira edição das Bolsas de Criação Literária Eça de Queiroz

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A Fundação Eça de Queiroz (FEQ) anunciou que abrem hoje as candidaturas à terceira edição das Bolsas de Criação Literária Eça de Queiroz, que acolhem em Tormes seis escritores por ano.

O envio de candidaturas pode ser efetuado até ao dia 09 de novembro e entre 10 de novembro e 10 de janeiro decorrerá a deliberação do júri.

A edição anterior da iniciativa contou com 111 candidaturas admitidas a concurso, tendo os seis residentes, encontrado em Tormes o local idílico para a escrita.

Fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ), estas bolsas visam promover a produção literária em língua portuguesa.

“Trata-se do maior programa de residências literárias do país”, constata a FEQ.

Cada temporada consiste na estadia de um autor durante um mês em Tormes (FEQ), local com larga tradição literária que inspirou Eça de Queiroz a escrever A Cidade e as Serras.

Os residentes contam com todas as despesas pagas, bem como honorários no valor de 1330 euros, e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes, com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.

O júri conta com Filipa Melo, Jorge Reis-Sá e José Manuel Cortês, personalidades de reconhecido mérito cultural.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template