O ex-jogador de futebol Helton Arruda esteve em Baião, na segunda-feira, e arrancou sorrisos a cerca de meia centena de crianças e jovens com necessidades especiais, que frequentam as escolas do concelho.
Através do projeto “A Baliza é Tua”, o antigo jogador do Futebol Clube do Porto conquistou os atentos alunos, que durante quatro horas sorriram, brincaram e partilharam memórias.
O Auditório Professor Carlos Alberto, no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, acolheu a iniciativa, que decorreu no âmbito da segunda edição da Semana Social e da Igualdade de Baião.
Logo pela manhã, as crianças e jovens começaram a interagir com Helton e a sua equipa, numa atividade que conquistou miúdos e graúdos.
“A resposta que tivemos hoje aqui foi incrível”, confessou Helton ao nossoterritório.pt, acrescentando: “Temos sempre uma surpresa nestas iniciativas, mas o que levo daqui hoje é a adaptação rápida connosco, chegámos e todos eles nos deram um sorriso. E isso foi algo incrível”.
O projeto “A Baliza é Tua” arrancou em 2012 em Portugal, depois de ter surgido no Brasil, através da visita às favelas que Helton e o tio faziam para tentar mudar o dia a dia daquelas crianças.
“Através de três amigos que vieram do Brasil, Leonardo Amorim, Carlinhos e o saudoso Sérgio Antunes, em 2012 arrancou o trabalho em Portugal, com ajuda do Rui Russo e do Betinho Paranhas”, contou Helton Arruda, garantindo que o projeto “é o seu bebé”.
O projeto iniciou-se em Portugal com meninos e meninas que sonhavam ser guarda-redes, mas durante uma palestra, onde estavam crianças e jovens especiais, Helton percebeu que havia uma lacuna nessa área e preparou a sua equipa para a intervenção naquelas crianças e jovens.
Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, enalteceu a iniciativa, “que mexeu com toda a escola, dado que houve muitos alunos a quererem ver o Helton, a tirar fotos e a pedir autógrafos”.
“Para os meninos e meninas especiais estas iniciativas são extremamente importantes. Vimos a alegria com que participaram na atividade, a forma como se envolveram, a forma como interagiram, mesmo do ponto de vista da destreza física. Marca, com certeza, estes meninos e é muito positivo”, vincou.
Nuno Mota salientou, ainda, que a atividade “resulta de uma parceira com a autarquia que, pelo segundo ano consecutivo, está a organizar a Semana Social e da Igualdade e na qual os agrupamentos de escolas estão envolvidos”.
No final da atividade, Helton e a sua equipa, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, entregaram um diploma e uma medalha de participação a cada aluno e aluna, garantindo sorrisos e muitos abraços de agradecimento.



