A Conferência Internacional “Enoturismo com Verde Sentido: património, comunicação e inovação” junta hoje em Amarante especialistas de vários países, numa troca de experiências, práticas e conhecimentos sobre as oportunidades do enoturismo no território do Douro e Tâmega.
O Cine-Teatro de Amarante acolhe a iniciativa, que arrancou com a sessão de abertura a cargo de Adriano Santos, vereador do Município de Amarante, Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante, Catarina Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização do Município do Porto e Cristina Vieira, presidente da Associação de Municípios do Douro e Tâmega.
Depois de formalizadas as boas vindas a cerca de meia centena de participantes, Adriano Santos falou com o evento, considerando que “será um marco na estratégia de promoção do enoturismo no território, assente na sustentabilidade”.
Também Bruno Costa abordou a promoção do território, frisando que a Associação Empresarial de Baião continuará a apoiar as empresas, “procurando paceiros de confiança d contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais”.
Catarina Cunha congratulou todos os projetos de enoturismo presentes na conferência, evidenciando que “o enoturismo vai muito além da degustação e vinho”.
“O projeto Verde Sentido mostra que a tradição e inovação podem caminhar juntas”, realçou.
Por sua vez, Cristina Vieira exaltou o projeto Verde Sentido, defendendo “ser fundamental promover o seu alargamento”.
“Temos 50 operadores turísticos e mais de 90 produtores de vinho e é importante que o Douro e Tâmega beneficiem da rede Great Wine Capitals, é uma oportunidade de afirmação do roteiro”, destacou.
Durante a manhã, foi apresentado o projeto Verde Sentido, por Julieta Oliveira, da Associação Empresarial de Amarante, e Ricardo Magalhães, da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, seguindo-se a apresentação do projeto Great Wine Capitals por Catherine Leparmentier, diretora executiva do projeto.
Na conferência estão especialistas de regiões vínicas, oriundos de Itália, Suíça, França, Espanha, Alemanha e Portugal, que estão a partilhar conhecimentos com agentes dos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende.
Amanhã, dia 04, a conferência internacional vai proporcionar visitas a produtores locais, em agenda está a saída com oradores e visitantes do Hotel Quinta de Santa Cruz, a visita à Casa de Cello, em Amarante, à Quinta de Carapeços, em Travanca, Amarante, e à Quinta da Raza, em Celorico de Basto.
O encerramento, no dia 04 de outubro, estará a cargo de Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (presença ainda confirmar).
A AMDT tem atualmente sete municípios e tem como preocupação a promoção do território em áreas como a gastronomia, as paisagens e a rota dos vinhos verde.
O evento é promovido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) e a Associação Empresarial de Amarante, no âmbito do seu projeto de enoturismo “Verde Sentido”, e terá a chancela da rede internacional “Great Wine Capitals”.



