Cerca de 1.600 alunos das escolas do concelho de Baião começaram hoje a receber garrafas de água reutilizáveis, para incentivar o consumo da água da torneira e reduzir o uso de garrafas de plástico.
A iniciativa da empresa Águas do Norte, em parceria com a Câmara Municipal de Baião, arrancou hoje, no Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, em Santa Marinha do Zêzere, no dia em que se assinala o Dia Nacional da Água.
Dezenas de alunos daquele agrupamento receberam as garrafas e encheram num dos bebedouros instalados na escola.
Serão seis os bebedouros que estarão à disposição de alunos, docentes e pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, de Eiriz e do Sudeste de Baião.
Manuela Miranda, diretora do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, realçou ao nossoterritório.pt “que a água da torneira é de qualidade e, portanto, não há necessidade de os alunos estarem a gastar dinheiro em água engarrafada”.
“Por outro lado, temos a preservação do ambiente. Aqui na escola andámos a tentar reduzir a quantidade das garrafas de plástico e ainda não tínhamos visto grande resultados, agora estou convencida que, com esta iniciativa, associada a outras do agrupamento, se consiga essa redução”, acrescentou.
No auditório do agrupamento, os alunos tiveram a oportunidade de perceber a importância da redução do plástico e ouviram, ainda, algumas explicações sobre a empresa Águas do Norte.
Fernanda Lacerda, vice-presidente do Conselho de Administração da Águas Norte, lembrou o Dia Nacional da Água, assinalado hoje, e o arranque do novo ano hidrológico, que começa a 01 de outubro e termina a 30 de setembro.
“Esta iniciativa serve para proporcionar e incentivar a utilização da água da torneira, promovendo o seu valor e incentivando, e através das crianças, para chegar aos pais e familiares, a preservação dos recursos hídricos e para promover a sua sustentabilidade e a sustentabilidade do nosso planeta”, frisou.
A iniciativa chegará a todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário e “pretende mostrar que a água da torneira é boa, pode ser consumida e, assim, reduzir o consumo de plástico”, avançou a vereadora da Educação, Anabela Cardoso.
A autarquia baionense pretende, ainda, acompanhar o projeto, com a finalidade de “recolher indicadores que mostrem se o objetivo do projeto está a ser cumprido”.



