A Conferência Internacional “Enoturismo com Verde Sentido: património, comunicação e inovação” arranca na quinta-feira, dia 03, para dois dias de reflecção sobre os desafios e as oportunidades do enoturismo no território do Douro e Tâmega.
O Cine-Teatro de Amarante acolhe a iniciativa, que arranca pelas 09:30, com a sessão de abertura a cargo de José Luís Gaspar, presidente do Município de Amarante, Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante, Catarina Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização do Município do Porto e Cristina Vieira, presidente da Associação de Municípios do Douro e Tâmega.
O evento é promovido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) e a Associação Empresarial de Amarante, no âmbito do seu projeto de enoturismo “Verde Sentido”, e terá a chancela da rede internacional “Great Wine Capitals”.
A conferência juntará especialistas de regiões vínicas, oriundos de Itália, Suíça, França, Espanha, Alemanha e Portugal.
Durante dois dias, os agentes dos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende vão ter a oportunidade de adquirir conhecimento e qualificação, proporcionando-lhes maior competitividade nos vários mercados.
No primeiro dia, haverá três painéis em discussão, que se vão debruçar sobre o desenvolvimento tecnológico e inovação nos destinos de enoturismo, uma mesa redonda sobre as boas práticas in Roteiro Enogastronómico “Verde Sentido” e comunicação no enoturismo: diálogo entre o património da UNESCO e as regiões vinhateiras.
No segundo dia, a conferência internacional vai proporcionar visitas a produtores locais, em agenda está a saída com oradores e visitantes do Hotel Quinta de Santa Cruz, a visita à Casa de Cello, em Amarante, à Quinta de Carapeços, em Travanca, Amarante, e à Quinta da Raza, em Celorico de Basto.
O encerramento, no dia 04 de outubro, estará a cargo de Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (presença ainda confirmar).
A AMDT tem atualmente sete municípios e tem como preocupação a promoção do território em áreas como a gastronomia, as paisagens e a rota dos vinhos verde.



