Mesão Frio apoia projeto da Universidade do Porto que visa a preservação da região do Alto Douro Vinhateiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Município de Mesão Frio está a apoiar um projeto da Universidade do Porto, o “Guardians of the Douro: Cultivating Heritage and Landscape”, que visa a preservação do património cultural e natural da região do Alto Douro Vinhateiro.

Entre 07 e 16 de outubro, o município vai acolher um conjunto de atividades, que envolverão membros da comunidade, especialistas, técnicos do setor vitivinícola e turismo, para além de autoridades autárquicas e regionais.

O “Guardians of the Douro: Cultivating Heritage and Landscape” foi um dos projetos selecionados no âmbito da World Heritage Volunteers (WHV) Initiative, promovida pela UNESCO, tendo sido a única candidatura aprovada em Portugal, destacando-se entre mais de 3.000 propostas provenientes de todo o mundo.

A iniciativa World Heritage Volunteers (WHV) foi criada em 2008, como parte do Programa de Educação para o Património Mundial da UNESCO, e tem como objetivo mobilizar jovens e organizações juvenis na preservação e promoção de patrimónios mundiais, envolvendo voluntários nacionais e internacionais em ações concretas de preservação e sensibilização para a importância dos patrimónios culturais e naturais reconhecidos pela UNESCO.

A iniciativa “Guardians of the Douro: Cultivating Heritage and Landscape” coordenada pelo investigador do CEGOT Diogo Miguel Pinto e pela professora doutora Helena Pina, tem como objetivo preservar a enorme herança cultural e paisagística do Alto Douro Vinhateiro, uma das regiões vitícolas com longo historial pois ultrapassa dois milénios, embora com diferentes fases evolutivas, das quais sobressai a sua delimitação e regulamentação em 1756.

O projeto, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Missão Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, conta com o apoio de diversos parceiros nacionais e regionais, estando programadas diversas atividades.

Os participantes vão ter a oportunidade de se envolveram em workshops interativos sobre viticultura sustentável, destacando os impactos das alterações climáticas e estratégias de adaptação já implementadas, ou a introduzir.

Participarão também, de forma ativa, em diversas visitas de estudo guiadas, que possibilitarão a visualização de práticas amigas do ambiente, seguidas de um debate sobre o equilíbrio entre a preservação do património e a modernização na sustentabilidade deste património vitivinícola distinguido pela UNESCO.

Os voluntários participarão também na visualização dos distintos tipos de armação das vinhas, incluindo vinhas antigas em socalcos, aprendendo sobre as técnicas tradicionais que aumentam a sustentabilidade na produção de vinho, e também que medidas e boas práticas são incrementas para a preservação da paisagem.

Por fim, os participantes vão documentar as práticas e histórias tradicionais, preservando a cultura e as tradições para as gerações futuras.

A iniciativa decorre entre os dias 07 e 16 de outubro, com múltiplas atividades distribuídas pelo território, incluindo a cidade do Porto e as Caves de Vila Nova de Gaia, e a região duriense, abrangendo núcleos urbanos como Mesão Frio, Peso da Régua, Lamego, Vila Real, Pinhão até Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta, e respetivos municípios, com as suas quintas e património.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template