O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil está a aplicar uma medida para reduzir o uso dos telemóveis pelos alunos, em período de aulas.
Em declarações ao nossoterritorio.pt, o diretor do agrupamento, Nuno Mota, indicou que a medida serve para “promover uma literacia digital responsável e mitigar os riscos associados a uma utilização individual e desregulada”.
Desde o início do ano letivo, que os alunos estão proibidos de usar o telemóvel, salvo o mesmo seja requisitado pelos professores, em contexto pedagógico, a proibição é aplicada às manhãs, de segunda a sexta-feira.
A medida foi aprovada em Conselho Geral da escola, por unanimidade, e visa, ainda, “proporcionar mais e melhor sociabilização e bem-estar mental, que são impactantes para a aprendizagem, vinca o diretor do agrupamento.
A inibição do uso do telemóvel acontece até às 13:30, depois daquele horário o aluno poderá usar fora da sala de aula, mas no interior terá de desligar o equipamento e guardar na respetiva mochila.
As restrições surgem depois das recomendações anunciadas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação recomendou a proibição do uso do telemóvel nas escolas, a ideia é proibir no primeiro e segundo ciclo e restringir o uso no terceiro ciclo.
A medida foi adotada em Conselho de Ministros, no dia 12 de setembro, no âmbito do arranque do ano letivo 2024/2025, e apresentada como de adesão voluntária por parte das escolas.



