Várias equipas realizam trabalhos de limpeza nas zonas ardidas de Baião para minimizar possíveis danos causados pela chuva

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Equipas da Câmara Municipal de Baião, das juntas de freguesia, da Infraestruturas de Portugal e as Brigadas de Sapadores Florestais da CIM do Tâmega e Sousa estão no terreno a realizar trabalhos de limpeza e estabilização de emergência de vertentes, com o objetivo de minimizar os riscos associados às primeiras chuvas depois dos incêndios rurais que assolaram o concelho.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para os próximos dias, é de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, podendo provocar danos devido aos incêndios rurais.

 “As áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, estão mais expostas e vulneráveis à precipitação”, indica a autarquia num comunicado.

Nesse sentido, a autarquia baionense deia o alerta, indicando que as primeiras chuvas podem provocar o arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias e para os cursos de água, a instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água e a contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda que, nas zonas afetadas pelos incêndios, sejam adotadas as necessárias medidas preventivas, designadamente, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais (linhas de água, aquedutos, sarjetas, valetas, etc.), a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template