A Associação de Amigos do Rio Ovelha (AARO) e a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, no concelho do Marco de Canaveses, celebraram hoje o Dia Mundial dos Rios com a presença do especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, e a apresentação do projeto da Ecopista na Margem do Rio Tâmega.
Junto ao rio Tâmega, a iniciativa que juntou dezenas de pessoas, entre elas a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, arrancou com um lanche, regado pelo vinho verde da região.
A sessão de boas vindas foi realizada pela presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, Fátima Cerqueira, e por Cristina Coutinho, presidente da AARO.
Seguiu-se a intervenção de Cristina Vieira, que exaltou a importância dos dois rios que banham o concelho para o seu executivo, tendo, por isso, “alguns projetos que estão a ser desenvolvidos para a valorização dos mesmos”.
Sobre a ecovia do Tâmega, um projeto há muitos anos idealizado, a autarquia irá executá-lo, “aguardando-se, apenas, a disponibilização de terrenos por parte de dois proprietários”.
Miguel Carneiro, ex-presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo e Fundador e Administrador da Empresa Crius Consulting, apresentou depois o projeto, que teve contributo de Ricardo Soares, presidente da Junta de Freguesia de Bem Viver e de Francisco Freitas Cardoso, Criador de Conteúdos Digitais.
A iniciativa contou com a presença de Pedro Teiga, doutor em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e especialista em reabilitação de rios, que partilhou o seu conhecimento sobre a importância da preservação e recuperação dos ecossistemas fluviais.
O evento foi organizado com o apoio do Município de Marco de Canaveses, da Junta de Freguesia do Marco, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Cinemax.



