Especialistas e seis países vão refletir sobre os desafios e as oportunidades do enoturismo no território do Douro e Tâmega, na Conferência Internacional “Enoturismo com Verde Sentido: património, comunicação e inovação”, que vai decorrer nos dias 03 e 04 de outubro, em Amarante.
O evento, hoje apresentado na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto, juntará especialistas de regiões vínicas, oriundos de Itália, Suíça, França, Espanha, Alemanha e Portugal.
Durante dois dias, os agentes dos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende vão ter a oportunidade de adquirir conhecimento e qualificação, proporcionando-lhes maior competitividade nos vários mercados.
No primeiro dia, haverá três painéis em discussão, que se vão debruçar sobre o desenvolvimento tecnológico e inovação nos destinos de enoturismo, uma mesa redonda sobre as boas práticas in Roteiro Enogastronómico “Verde Sentido” e comunicação no enoturismo: diálogo entre o património da UNESCO e as regiões vinhateiras.
No segundo dia, a conferência internacional vai proporcionar visitas a produtores locais, em agenda está a saída com oradores e visitantes do Hotel Quinta de Santa Cruz, a visita à Casa de Cello, em Amarante, à Quinta de Carapeços, em Travanca, Amarante, e à Quinta da Raza, em Celorico de Basto.
Na apresentação de hoje marcaram presença Cristina Vieira, presidente do concelho diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante, Carmo Costa, representante do departamento municipal de Turismo e Internacionalização do Município do Porto, Cancela Moura, vice-presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Dora Simões, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, entidade anfitriã da conferência de apresentação do evento.
Enaltecendo a importância do enoturismo em Portugal, os vários intervenientes elogiaram a iniciativa da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, em parceira com a Associação Empresarial de Amarante, no âmbito do projeto “Verde Sentido”, destacando que ajudará a alavancar o turismo na região.
Em declarações aos jornalistas, o secretário geral da AMDT, Ricardo Magalhães, a quem coube a tarefa de explicar a conferência internacional, indicou “que o facto de ter na conferência experiências europeias de grande qualidade ajudará a refletir nas áreas da comunicação, da inovação e do património, ajudando os parceiros a melhorar os seus negócios e abrir caminhos para a adesão de novos parceiros”.
“O alargamento à Great Wine Capitals é muito importante”, vincou Ricardo Magalhães, acrescentando que “a divulgação do projeto nas grandes capitais de vinho a nível europeu é muito importante para dar conhecimento da região do vinho verde, da qualidade do vinho verde e abrir portas de exportação deste produto”.
A Conferência Internacional “Enoturismo com Verde Sentido: património, comunicação e inovação” vai decorrer no Cine-Teatro de Amarante e terá abertura de José Luís Gaspar, presidente da Câmara de Amarante, Cristina Vieira, presidente da AMDT, Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante, e Catarina Cunha, da Rede Great Wine Capitals e vereadora do Turismo e Internacionalização do Município do Porto.
O encerramento, no dia 04 de outubro, estará a cargo de Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (presença ainda confirmar).
Na apresentação do evento, Cristina Vieira falou da importância dos parceiros do “Verde Sentido”, “tornando o enoturismo o foco das atenções do território do Douro Verde”.
“Tenho de agradecer aos parceiros, que colocam a sua chancela no evento, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, como fundadora da Great Wine Capitals e a Comissão de Vitivinicultura e a Associação Empresarial de Amarante”, referiu.
A AMDT tem atualmente sete municípios e tem como preocupação a promoção do território em áreas como a gastronomia, as paisagens e a rota dos vinhos verde.
De acordo com Cristina Vieira, “a conferência internacional tem como objetivo criar massa crítica, dotar os parceiros de maior capacidade e competitividade no território e também poder trocar experiências pensado que o território vai beneficiar e os agentes vão beneficiar desta troca de experiências”.
A apresentação de hoje contou, ainda, com a presença do vice-presidente da Câmara de Amarante, António Jorge Ricardo, e do vereador dos Assuntos Económicos da Câmara de Baião, José Lima.



