Há alguns meses, numa conversa de circunstância, era-me confidenciado, por uma Amiga, a vontade de avançar na criação de um novo órgão de comunicação social com foco nas notícias da nossa Região. Se por um lado era fácil no momento desconfiar daquela ideia, depressa percebi que a forma como foi partilhado este desejo vinha ilustrada com um brilho no olhar, típico daqueles que ousam, querem e vão certamente marcar a diferença.
E eu não me enganei, e efetivamente o nossoterritorio.pt aconteceu, e mais do que nunca, mérito aos que perante tantas adversidades tem o dom de fazer acontecer.
Por estes dias assisto com agrado aos primeiros passos do nossoterritorio.pt naquela que assume ser a sua missão maior: Levar as notícias de Baião e da Região do Tâmega e Sousa, a todos quantos se interessam pela nossa realidade.
Numa era onde a informação chega praticamente em tempo real aos nossos telefones, assistimos muitas vezes por parte de quem a difunde, a um ignorar grosseiro do código deontológico do jornalismo, e onde o foco está mais em “ser o primeiro” a noticiar, do que propriamente em ser exato e a reportar as notícias de forma comprovada, ouvindo as partes e de forma honesta. Porque na verdade, uma notícia jamais poderá ser confundida com uma opinião.
Ao nossoterritorio.pt desejo que seja aquilo que se pretende do Jornalismo: uma prática de inteligência, um exercício diário de postura idónea e isenta, e que tenha o dom de ligar as pessoas… ao Mundo.
José Eduardo Martins