O Município de Baião vai promover, entre 06 de setembro e 06 de dezembro, quatro concertos, que terão como palco as Igrejas de Loivos da Ribeira, Teixeira, Valadares e Santa Cruz do Douro, agregando o património cultural à música.
“Património (com) Vida” é o nome do projeto que tem, ainda, como objetivo aproximar as pessoas dos locais patrimoniais espalhados pelo concelho.
Segundo a autarquia, a iniciativa pretende contribuir para a preservação dos valores naturais e culturais, através da sua conservação e valorização, reforçando, assim, a competitividade e o desenvolvimento económico da região.
O projeto irá dinamizar o património material de Baião, com a organização de espetáculos em imóveis ou locais de valor patrimonial arquitetónico, histórico ou natural.
Sobre a importância desta iniciativa, Anabela Cardoso, vereadora da Cultura, afirmou que “o projeto é uma oportunidade única para valorizar o património, não só como herança cultural, mas também como motor de celebração da identidade”.
“Ao unir a música a espaços de grande valor histórico, cultural e paisagístico, estamos a criar experiências que promovem Baião como um destino cultural de excelência”, referiu.
O primeiro espetáculo está agendado para dia 06 de setembro, pelas 21:30, na Igreja de Loivos da Ribeira, com J.P. Delgada em viola solo, no dia 04 de outubro é a vez da Igreja da Teixeira receber o evento, pelas 21:30, com Rui Fernandes e a viola amarantina, no dia 08 de novembro, a Igreja de Valadares recebe, pelas 21:30, Altos do Bairro, música antiga, e no dia 06 de dezembro, também pelas 21:30, a Igreja de Santa Cruz do Douro acolhe Kabeção, com Hang Brum.
O projeto continuará em 2025 com concertos noutras freguesias do concelho, promovendo a descentralização cultural.
Os espetáculos terão entrada livre, limitada à capacidade de cada local, e serão apresentados em diferentes estilos musicais. Cada evento começará com uma breve contextualização do monumento, oferecendo aos presentes uma visão da sua história e importância cultural.



