O Guia Literário de Baião, recentemente publicado, junta vários autores que escreveram sobre Baião, numa edição bilingue que pretende dar a conhecer o património literário baionense.
O manual atravessa séculos de história, escritores, locais e personagens dos livros e propõe, ainda, uma visitação do concelho, com a sugestão de dezenas de pontos de leitura.
A obra é promovida pelo Município de Baião, tem autoria da editora Bairro dos Livros e ilustrações de Sara Lou.
Anabela Cardoso, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Baião, revelou ao “nossoterritório.pt” que o guia literário resulta do vídeo Baião Terra de Cultura, que aborda as ligações dos vários escritores ao concelho.
“Temos um património tão rico, de ligações literárias e pensámos que seria importante explorar essa riqueza”, começou por referiu Anabela Cardoso, admitindo que “o guia foi uma agradável surpresa”.
“Eu própria fiquei a saber coisas que desconhecia e é tão importante que, através da literatura, se possa levar as pessoas a ter curiosidade de conhecer os locais que são referenciados nas obras dos grandes autores, mas não só, por exemplo: Saramago escreve sobre o Dolmen e muitas pessoas desconhecem isso e é importante valorizarmos esse património do concelho”, acrescentou.
O guia teve a colaboração “fundamental” de Pereira Cardoso, conhecido baionense, que ajudou na sua elaboração e também todo o trabalho da editora Bairro dos Livros, que foi a editora contratada pela autarquia para fazer este trabalho.
Nesta fase, adiantou a vereadora da Cultura, “o guia não foi feito para ser comercializado, podendo mais tarde ser editado para esse feito, mas foi distribuído às escolas e foi pedido aos professores das Atividades Extracurriculares para trabalhar o guia com os alunos, porque é também uma forma de valorizar e dar a conhecer o património do concelho”.
O Guia Literário de Baião foi, também, distribuído pelos operadores turísticos do concelho, facilitando o seu uso dado que está editado em bilingue, português – inglês e português – francês.
Aproveitando todo o potencial do guia, o Grupo Bai’o Teatro, grupo de teatro amador do concelho de Baião, tem desenvolvido projetos com base no guia.



