Clínica do Pé Diabético da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa promoveu perto de seis mil consultas em 2023

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A Clínica do Pé Diabético, serviço inaugurado em 2018, realizou 5.800 consultas e mais de seis mil técnicas complementares de diagnóstico no ano passado, permitindo tratar milhares de doentes de forma diferenciada e multidisciplinar.

Os dados foram revelados no seguimento das celebrações do sexto aniversário do serviço, assinalado em julho. Na ocasião, a Liga de Amigos do Hospital entregou uma cadeira de rodas reservada para o transporte de pacientes com mobilidade reduzida.

Maria Jesus Dantas, médica coordenadora da Clínica do Pé Diabético, enalteceu “o extraordinário sentido de compromisso da equipa que acompanha este serviço, desde médicos a enfermeiros, passando pelos auxiliares”. Para a responsável do serviço, “a articulação da atividade da clínica com a hospitalização domiciliária e o hospital de dia é fundamental para evitar muitos internamentos hospitalares, que acabam por implicar um esforço acrescido para o utente e para os profissionais de saúde”.

Rui Aguiar, diretor clínico para os cuidados de saúde primários, referiu que “o crescimento da clínica ao nível do volume de atendimentos é o significado do reconhecimento do trabalho de excelência que esta equipa pratica, e que continuará a praticar porque olha sempre para o que pode fazer a seguir que ajude a humanizar o tratamento”.

Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração da ULS-TS, refere que “este serviço é o exemplo perfeito de como uma maior integração de cuidados e um cruzamento de várias disciplinas médicas, hospitalares e não hospitalares, permite tratar mais eficazmente o utente. A região é um exemplo no tratamento do pé diabético pela sua capacidade de diferenciação no atendimento aos utentes”.

As consultas na Clínica do Pé Diabético chegam a reunir 14 especialidades médicas. Em casos com uma avaliação mais complexa, podem estar envolvidas áreas como a cirurgia, ortopedia, fisiatria, podologia e enfermagem. A clínica tem consultas dedicadas de endocrinologia, infeciologia, psicologia, psiquiatria e, diariamente, cirurgia vascular e consulta aberta para os casos urgentes. O serviço tem também a única consulta de podo-pediatria para crianças diabéticas do país.

A equipa da clínica é constituída em permanência por duas médicas especialistas em cirurgia geral, duas podologistas, duas enfermeiras especializadas e uma assistente operacional.

As primeiras consultas de pé diabético no Hospital Padre Américo tiveram início em 1998, numa equipa constituída inicialmente por um médico e um enfermeiro, evoluindo até ao modelo atual, reforçado com a inauguração da Clínica do Pé Diabético em 2018.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template