Vários especialistas, nacionais e internacionais, debateram a “Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”, na III Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, que decorreu em Baião, no dia 29 de maio.
A reflexão, promovida pelo Município de Baião, centrou-se nas questões da água, contando com as intervenções de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Willie Legrand, professor da IU International University of Applied Sciences, Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Vera Eiró, presidente da Entidade Reguladora da Água e Resíduos, Jorge Cardoso Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, e Simone Varandas, professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Apresentada pela jornalista do Porto Canal, Paula Nunes da Silva, a conferência juntou, nos Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere, cerca de uma centena de pessoas, oriundas de diversos concelhos do Norte do país.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, abriu a sessão e exaltando a importância do evento para o concelho.
“Isto faz parte de um percurso que se tem vindo a fazer e se inscreve na nossa certificação enquanto destino turístico sustentável, no qual todos os anos tem de ser evidenciado um conjunto de melhorias em vários aspetos e entre outras sugestões é a ideia de discutirmos, num painel o mais alargado possível, com experiências muito diversas em muitas temáticas, mas que todas elas concorrem para a sustentabilidade”, realçou o edil, acrescentando:
“É o terceiro ano desta conferência e o terceiro ano que temos a revalidação da certificação e este ano em torno dos recursos hídricos e a forma como devemos estar atentos no uso da água e, portanto, estamos muito satisfeitos, não só por termos um painel de oradores ao mais alto nível, mas pela grande plateia que temos”.
A Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade junta-se a várias ações de sensibilização e de defesa ambiental realizadas regularmente ao longo do ano.
A ação foi abrilhantada pelo duo “2 Sterio”, que acompanhou um almoço um almoço sustentável, à base de legumes, servido no Casarão e onde afinou a voz Paula Nunes da Silva que, para além de jornalista, é também uma boa cantora.
A tarde foi reservada ao workshop, com o tema “As soluções baseadas na natureza: uma abordagem inovadora e participativa para a gestão sustentável dos recursos hídricos”, por Simone Varandas, seguindo-se uma prova de água pela Confraria da Água – Associação de Provadores de Água de Portugal.



