Hélder Alves, de 17 anos, natural do concelho de Baião, venceu a primeira edição do ISCE Douro Multimédia Challenge, que lhe valeu uma bolsa de estudo para frequentar a licenciatura em Tecnologias Multimédia daquele instituto de ensino superior.
Aluno do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Hélder foi incentivado pela escola e pela professora que o orientou, Diana Peixoto, para participar no concurso.
Com o projeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP) em curso, Hélder resolveu aprimorar a prova e, rapidamente, o projeto ganhou dimensão e qualidade para integrar o concurso.
Intitulado “Greenway”, o projeto dá destaque, através da fotografia, à importância da preservação da Serra da Aboboreira, como destino sustentável. Durante vários dias, Hélder, acompanhado pelos pais, fotografou a serra, nos seus pormenores mais identificativos, resultando numa exposição que esteve exposta na Biblioteca Municipal António Mota, na vila de Baião, e no projeto que lhe valeu o prémio.
Em entrevista ao nossoterritório.pt, Hélder confessou que “nunca lhe passou pela cabeça vencer”. “Sabia que o meu projeto tinha muito potencial, mas havia outro projeto muito bom. Foi uma alegria quando ouvi o meu nome”, frisou, garantindo que a “fotografia é uma paixão desde muito novo”.
“É um bichinho que mexe, que não sei explicar. Desde pequeno que comecei a tirar fotografias”, disse, adiantando que gostaria de aliar a fotografia aos animais, podendo vir a tirar o curso de medicina veterinária.
Natural de Queimada, na localidade de São João de Ovil, Hélder esteve à conversa com o “nossoterritório.pt” acompanhado pela mãe, Manuela Alves, que não escondeu o “orgulho muito grande” pelo feito do filho.
“Não há palavras para descrever. Ele empenhou-se e nós também o acompanhámos. Tivemos de lhe dar muitos equipamentos, mas valeu a pena”, revelou.
Sobre o prémio, Manuela admitiu que “é uma grande ajuda”. “Um curso fica muito caro, embora nós tivéssemos possibilidades de lhe dar, mas é uma ajuda muito grande. Depois se ele quiser seguir veterinária iremos ajudar”, asseverou.
Hélder Alves sempre foi aluno do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, e, segundo a mãe, “sempre foi uma escola com todas as capacidades para ele”.
“Também eu estudei sempre aqui e a escola, nesta caminhada do Hélder, deu um grande apoio, disponibilizando equipamentos para os projetos dele”, referiu Manuela Alves.
Hélder venceu o concurso na categoria de Melhor PAP (Prova de Aptidão Profissional), tendo recebido o prémio no dia 17 de julho.
Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, exaltou “a satisfação e orgulho pelo o projeto de PAP intitulado “Greenway” realizado pelo aluno Hélder Alves e orientado pela professora Diana Peixoto ter sido o grande vencedor desta iniciativa”.
A valorização do ensino profissional e o aliciamento dos alunos que optam pelo percurso formativo profissional para o ensino superior são os grandes objetivos deste concurso, que atribui prémios em cinco categorias, entre elas a de melhor Prova de Aptidão Profissional (PAP), cujo prémio era um a bolsa de estudo que financia a licenciatura em Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia no ISCE Douro.
“Desafiados a participar, entendemos que duas das provas dos alunos do nosso agrupamento reuniam os requisitos previstos no regulamento e foram apresentadas na final do concurso realizada no dia 17 de julho de 2024, no Museu Municipal de Penafiel”, acrescentou.



